Artigos

Tamanho da letra:

O que é Re-orientação profissional?

        A aprovação no vestibular ocorreu, o tão esperado momento de iniciar o curso universitário ou curso técnico chegou, muitas pessoas estão felizes, animadas com o curso, com as disciplinas.

        Os meses passam, porém não são todas que continuam satisfeitas, algumas estão angustiadas, infelizes. De repente num determinado momento (normalmente nos primeiros semestres) descobre que não era bem isso que queria, ou que o curso não é aquilo que imaginava.

        Não é vergonha alguma perceber que a primeira escolha não foi à melhor, o importante é que agora possa ocorrer uma reflexão mais aprofundada sobre o caminho a seguir daqui em diante.

        Entra em campo um processo que auxilia muito nesse momento, a re-orientação profissional. O público alvo deste trabalho são pessoas que já tiveram alguma experiência anterior, no trabalho e /ou universidade. São aquelas que realizaram uma escolha anterior, que muitas vezes não foi assertiva, e sentem medo de se equivocar novamente.

        É um momento de reavaliação da escolha profissional, onde haverá ganhos e perdas. Uma grande dificuldade que surge é a de romper com o que já foi construído até então. Sempre há tempo para rever, optar novamente e mudar de idéia não significa fracasso, mas sim nobreza em admitir um equívoco e pensar outras possibilidades.

Créditos: Michele Gaboardi Lucas

"Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde vai." Sêneca
Todos os direitos reservados à Michele Gaboardi Lucas © 2009 | Desenvolvido por Clipweb