Artigos

Tamanho da letra:

O que é pró-ana e pró-mia?

          A internet é algo muito interessante e rico, pois nos traz muitos benefícios, entre eles o acesso rápido e fácil a milhares de informações. Mas é importante que os pais fiquem atentos aos sites que os filhos acessam, pois existe uma “febre” pró-ana e pró-mia. São sites, blogs, comunidades no Orkut que incentivam adolescentes ao “estilo de vida” da anorexia e bulimia nervosa.

           É imprescindível esclarecermos que a anorexia e a bulimia nervosa são doenças e não um estilo de vida, doenças sérias que podem e devem ser tratadas, com profissionais de várias áreas tais como: medicina, psicologia, e nutrição.

           Segundo Salzano, a anorexia nervosa caracteriza-se por perda de peso intenso as custas de dietas muito rígidas, busca desenfreada da magreza, distorção da imagem corporal e alterações do ciclo menstrual. A bulimia nervosa caracteriza-se pela ingestão de grande quantidade de alimentos, muito rapidamente, acompanhado de métodos compensatórios para controle de peso como vômitos, laxantes, inibidores de apetite entre outros.

           Nos sites Pró-ana (anorexia), pró-mia (bulimia) existem inúmeros depoimentos de jovens que não comem a dias, com dicas de como enganar as pessoas próximas, incluindo pais, familiares e amigos, através de  frases do tipo “posso morrer, mas gorda não fico”.

           Nesta fase de vida (adolescência), os jovens necessitam do contato com o grupo de amigos, influenciando nas atitudes alheias e de igual forma sendo influenciado. Por esta razão, acredito na importância dos pais saberem quem são estes amigos, que sites ele freqüenta na internet e quais estilos norteiam a vida do filho. Afinal na internet o jovem demonstra muito sobre si, através de suas comunidades no Orkut, nos sites de relacionamento, dos blogs...

           Não é ficar ouvindo atrás da porta, espionando, mas sim tendo um diálogo franco e aberto.

Créditos: Michele Gaboardi Lucas

"Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde vai." Sêneca
Todos os direitos reservados à Michele Gaboardi Lucas © 2009 | Desenvolvido por Clipweb