Artigos

Tamanho da letra:

Auto-estima

        Auto estima é a forma como você se sente em relação a você mesmo. Está ligada a sentimento de competência pessoal, ao valor pessoal e ao autoconhecimento. Ela pode ser desenvolvida, em qualquer idade e mantê-la elevada por um bom tempo. É a soma de autoconhecimento com auto-respeito.

        Acreditar em si mesmo é fundamental, pois quem não acredita em si mesmo, acha que não vale a pena dizer o que pensa. A auto-estima baixa ou elevada, afeta crucialmente todos os aspectos da nossa experiência desde a maneira como agimos no trabalho, como também na família, com os amigos etc.

        Todos nós temos pontos positivos e negativos, o importante é que saibamos quais são. Para que possamos focar nos pontos positivos e melhorar os que estão nos atrapalhando. A palavra chave para uma boa auto estima é o autoconhecimento.

        Precisamos nos conhecer mais, saber o que realmente gostamos ou não, identificar nossos sentimentos em relação a coisas e pessoas.
Algumas dicas que poderão ser úteis no nosso dia-a-dia:

•    Fazer exercício físico regularmente;
•    Demonstrar carinho, abraçar, beijar;
•    Filtrar e extrair o que é positivo (todas as experiências são oportunidades de aprendizado e recuperação, desde que possamos refletir sobre elas);
•    Ter objetivos (não deixar que a vida te leve ao sabor do vento);
•    Focar os aspectos positivos;
•    Seja seu melhor amigo (cuidando de você mesmo);

        Quanto maior nossa auto-estima mais bem equipados estaremos para lidar com as dificuldades do dia-a-dia. E, quanto mais flexíveis formos, mais resistiremos à pressão de sucumbir ao desespero.

        Desenvolver nossa auto-estima é expandir nossa capacidade de ser feliz.

Créditos: Michele Gaboardi Lucas

"Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde vai." Sêneca
Todos os direitos reservados à Michele Gaboardi Lucas © 2009 | Desenvolvido por Clipweb